Como encontrar a vantagem competitiva no corpo do atleta de alto rendimento?

221SHARES

O talento natural já não pode ser considerada a principal vantagem competitiva do atleta, atualmente só ganha a vantagem competitiva quem investe no valor da biologia humana e da ciência para levar o seu corpo ao próximo nível. Na era da revolução desportiva, ao nível financeiro, técnico ou científico, é possível investir mais nos equipamentos, nutrição, treino, recuperação e mindset do atleta. Contudo, a realidade é diferente, muitos atletas não alcançam o seu verdadeiro potencial porque não vivem essa revolução diariamente, quer por falta de recursos, quer pela necessidade de se reeducar na performance desportiva.

A Ciência da performance física está a revolucionar o desporto
icon

“O homem sadio deveria considerar a saúde a maior benção humana”. - Hippocrates

A doença é incompatível com a alta performance, e por isso a saúde do atleta deverá estar sempre em primeiro lugar. Não basta estar fit e desejar resultados, é importante estar no seu melhor para alcançar todo o potencial. Estudos demonstram que atletas que não completam 80% dos treinos propostos, nunca conseguem alcançar as suas metas de performance. A optimização da saúde será o pilar mais importante para preservar a longevidade de uma carreira de sucesso.
A primeira etapa será avaliar todos os resultados de análises clínicas e diagnósticos complementares. Na base de qualquer plano de performance, e em paralelo a todo plano desportivo, é necessário reeducar o atleta para viver a sua vida de acordo com a sua profissão: pensar a nutrição, o sono, a hidratação, a recuperação e o stress na perspectiva do atleta, pensar nas escolhas diárias e nas intervenções necessárias como um investimento num futuro de sucesso. É necessário ir além da genética do atleta, os estudos em epigenética concluem que o atleta poderá influenciar a expressão dos seus genes através da qualidade do estilo de vida, do treino e da alimentação que escolhe diariamente.

A segunda etapa passa por encontrar um plano de nutrição individual para garantir o aporte diário de nutrientes essenciais em todas as suas refeições, conhecer as intolerâncias alimentares do atleta de forma a maximizar a absorção e metabolização dos nutrientes e melhorar a performance da mitocôndria celular para garantir que a energia do atleta é consistente e corresponde ás exigências da modalidade. O estado nutricional do atleta é determinante porque reflete a sua capacidade de adaptação, abastecimento, rehidratação e recuperação.

Relativamente ao melhor plano nutricional, existem inúmeras estratégias possíveis de implementar, contudo uma das maiores dificuldades dos atletas é manter uma alimentação que lhes permita aumentar a força e o potencial da sua massa magra em coordenação com a alta intensidade dos seus treinos. Todos os resultados começam na cozinha do atleta. A ciência prova que é possível maximizar o trabalho do atleta nos treinos e obter ganhos de performance, sem recorrer a estratégias que colocam o corpo em risco ou que tragam complicações legais. A utilização de suplementação deve basear-se em alguns princípios básicos na sua escolha: qualidade superior, usar apenas o que é realmente necessário para o corpo e saúde do atleta, alimentos puros, sem contaminação cruzada e funcionais.

Numa terceira vertente, está o trabalho multidisciplinar dos profissionais em monitorizar de forma equilibrada a evolução do atleta, fisicamente e emocionalmente, dada a elevada exigência no desenvolvimento da inteligência emocional e disciplina.

Mas como tornar tudo isto possível? É fundamental que os gestores de desporto procurem as melhores soluções em equipamentos e recursos humanos que permitam e auxiliem uma avaliação e monitorização de excelência dos seus atletas. Numa perspetiva pessoal de performance, a época desportiva do atleta apresenta diferentes fases, a atenção e flexibilidade da equipa de trabalho poderá ser um factor decisivo no timing e no sucesso das estratégias para melhorar o desempenho. Trabalhar com o atleta em desafios simples e motivacionais de 90 dias é fundamental para manter a ambição positiva e encarar o mito da perfeição com naturalidade. É um trabalho conjunto que inspira o atleta a sair da zona de conforto rumo ao seu melhor resultado, trabalha-se a motivação e a disciplina para manter o programa, até que a máxima performance seja o seu principal hábito. Esta é a fórmula de sucesso para o desenvolvimento do seu corpo, a melhor vantagem competitiva de sempre.