A refeição pós-treino é de extrema importância principalmente para quem pretende aumentar a massa muscular.

221SHARES

Uma alimentação adequada é imprescindível para um indivíduo ativo e praticante regular de exercício físico, tanto no pré como no pós treino, uma vez que antes serve para obter energia e depois permite recarregá-la. É ela que proporciona um melhor rendimento, melhor recuperação e minimiza os riscos de lesão.

A alimentação adequada é imprescindível para um indivíduo ativo
icon

As necessidades nutricionais variam mediante sexo, idade, composição corporal, tipo de treino, duração, intensidade, regularidade e objectivo

As necessidades nutricionais variam mediante sexo, idade, composição corporal, tipo de treino, duração, intensidade, regularidade e objectivo, é aqui que se torna indispensável a orientação do nutricionista.

A alimentação pré-treino é fundamental para evitar a sensação de fome durante o exercício, evitar a fadiga e manter os níveis de glicose sanguínea.

Deve evitar-se comer imediatamente antes do treino, especialmente alimentos ou preparações com muita gordura (como fritos, snacks salgados, produtos de pastelaria, entre outros), pois este nutriente atrasa o esvaziamento gástrico, predispondo para o desconforto abdominal durante o treino. A ingestão de leite imediatamente antes ou durante o treino também deve ser evitada porque dificulta a digestão podendo causar algum desconforto gástrico portanto deve ficar reservada apenas para depois.

Se a refeição pré-treino for o pequeno-almoço ou um dos lanches pode comer-se iogurte proteico (+++Prot) com aveia, frutos vermelhos e amêndoas ou pão integral com queijo fresco e uma maçã ou papas de aveia ou panquecas ou tortilhas com manteiga de amendoim e banana. No caso de ser almoço é importante fazer uma refeição completa que inclua uma fonte proteica como carne, peixe ou ovos, uma de hidratos de carbono como batata doce, quinoa, leguminosas, massa integral ou arroz basmati e legumes ou vegetais a acompanhar.

Durante o treino é crucial a ingestão fracionada de água (150-300ml a cada 15-20 minutos), no caso das bebidas isotónicas (açúcar, vitaminas e minerais) só se torna necessário se o treino tiver uma duração superior a 1 hora, assim como ingerir alimentos durante a prática desportiva, que só se torna necessário se a sua duração for superior a 2 horas e depende do tipo de treino e objectivo em causa.

A refeição pós-treino é de extrema importância principalmente para quem pretende aumentar a massa muscular. Esta refeição deve ser feita até 45 minutos após o treino porque este período de tempo designa-se por “janela de oportunidade” e corresponde ao intervalo de tempo em que ocorre a regeneração muscular, não deve incluir gordura, de modo a não atrasar a absorção de proteína. Pode ser por exemplo um batido de leite e fruta ou uma barra de cereais e frutos secos caseira ou pão com atum ou wrap com ovo, alface e tomate.

Para otimizar os resultados pode usar-se a linha Vi-shape como batido de recuperação 2 vezes por dia juntamente com alimentação adequada e exercício. O Vi-shape é constituído essencialmente por whey hidrolisada, whey concentrada e uma pequena porção de proteína de soja isolada (sem hidratos de carbono nem isoflavonas). Contém fibra, enzimas digestivas nomeadamente aminogen que é uma mistura enzimática para maximizar a absorção de proteínas e nutrientes, 26 vitaminas e minerais, fibras prebióticas especificamente fibersol que ajuda na saúde digestiva e sistema imunológico e contém menos de 1g de açúcar.

É um óptimo aliado tanto para quem quer perder peso como para ganho de massa muscular, o segredo está nas quantidades e em saber usar, ou seja, para perder peso só deve usar 2 scoopps, preparar com água e substituir pequeno-almoço e jantar, sendo que aqui acrescenta uma peça de fruta ou uma sopa e no caso do ganho de massa muscular deve usar-se no mínimo 3 scoopps, preparar-se com leite ou bebida vegetal e comer no pequeno almoço e no pós-treino com fruta e aveia.