Beber água, Hidratar é a palavra ordem.

221SHARES

A saúde não é apenas a ausência de doença. É um estado de completo bem-estar físico, mental, emocional e social.
A saúde é o nosso bem -estar mais precioso. Pois sem saúde nada feito.

A saúde não é apenas a ausência de doença. É um estado de bem-estar
icon

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, emocional e social.


Alguns hábitos para que a sua saúde melhore de forma substancial:
- Sedentarismo, mexer o corpo é essencial, não só para a saúde física, mas também para o nosso bem-estar (mental e emocional). Praticar exercício físico não é sinónimo de ginásio. Existem outras alternativas igualmente válidas, tais como: Yoga, Pilates, tai-Chi como uma simples caminhada. Portanto se não é fã de ginásios existem outras formas de praticar exercício físico. Não á desculpas para não o fazer.

- Boa noite de sono, Um sono tranquilo e reparador é essencial para uma vida dita saudável. Menta sã, corpo são. Um corpo e mente descansados funcionam melhor e com mais eficácia, pelo que deverá dar prioridade.

- Conscialização na alimentação, numa altura em que se fala tanto sobre nutrição e alimentação saudável, é normal que nos sintamos perdidos no meio de tanta informação. O importante é perceber o que funciona melhor connosco. Isso leva tempo, requerer consciência e autoconhecimento, uma vez que aquilo que funciona com pessoa A pode não funcionar com a pessoa B. Por isso mesmo, leve o seu tempo até perceber o que realmente funciona consigo mesmo/a.


- Reduzir o consumo de sal, e açúcar, O consumo de sal e açúcar são altamente nocivos para a saúde, sendo os responsáveis pelas doenças que mais mortalidade provocam: Doenças cardiovasculares e cancro. Por isso, é fundamental começar a reduzir estas duas substâncias. Além de que, existem várias alternativas/substitutos, quer para o sal (ervas aromáticas), quer para o açúcar ,(stévia, mel, açúcar de coco…)

- Beber água, Hidratar é a palavra ordem. O organismo é constituído em cerca de 70% de água. Assim, pra o seu bom funcionamento deve fornecer-lhe a quantidade necessária. Se não conseguir ingerir água simples, pode também substituir por infusões.(infusões não aceleradoras do metabolismo ex: chá preto, chá verde com cafeína, chá rooibos, chá vermelho, etc….Principalmente à noite.

- Hábitos Nocivos, É uma altura propicia para deixar estes hábitos, como o tabaco, álcool por exemplo, Hábitos esses que estão enraizados há muito tempo na sua rotina. Não é fácil, mas não é impossível. Com força de vontade e acompanhamento adequado é possível.

- CHECK-UP, Anualmente todos deveríamos fazer anualmente. É importante fazer análises de rotina e alguns exames para nos certificarmos de que está tudo bem com a nossa saúde.

- Prevenção/Rastreios ajudam-nos a prevenir determinadas doenças. Nomeadamente testes de Intolerância Alimentar. Outro aspeto essencial é a prevenção. A maioria dos centros de saúde e das farmácias já dispõem de rastreios (tensão arterial, diabetes, colesterol) que são importantes para vigiar e prevenir determinadas doenças. Também o autoexame da mama. Deve ser feito uma vez por mês e é essencial para a deteção precoce de nódulos que podem ser malignos. A mamografia deveria ser feita de 18 em 18 meses a partir dos 35 anos. Outro rastreio importante é o teste papanicolau, devendo ser feito de 3 em 3 anos a partir dos 21 anos ou pelo menos 3 anos após o início da atividade sexual.

- Sol, A vitamina D, tão importante para o bom funcionamento do organismo, só é sintetizada na pele através da exposição solar. Por isso, num dia de sol, em vez de passar o tempo livre em casa opte por uma caminhada, ou sente-se numa esplanada a ler um livro ou a beber água. No verão, quando o nível de radiação UV é alto, convém reduzir as horas de exposição nas horas mais criticas (12h às 16h). No inverno é aconselhado também o uso de protetor ou então evitar as horas criticas.

- Estado Emocional, está mais que provado que o nosso estado emocional acaba por refletir-se no nosso estado de saúde física. Daí ser importante dedicar algum tempo a olhar para dentro de si, perceber o que pode ou o que quer mudar, para viver uma vida mais equilibrada e serena.

- Meditação, Meditar é uma poderosa ferramenta para o nosso bem-estar e controlo de estados de stress e ansiedade. Cultivar essa rotina diária pode ajudar a reduzir os níveis de stress e conseguir uma maior plenitude e calma interior.

- Rir, Rir faz bem à saúde. Só o próprio ato de sorrir faz bem à saúde. Estimula processos fisiológicos complexos que são responsáveis pela síntese de algumas hormonas essenciais para a homeostasia e sensação de bem-estar geral.